Páscoa, novos amigos e enfim a estação das flores…

Na República Tcheca, ao contrário do Brasil, a festa da Páscoa é comemorada na segunda-feira e a celebração não está relacionada à morte e ressurreição de Cristo. Aqui os costumes e as tradições são herança de uma Europa pré-cristã onde o que se comemorava era a primeira lua cheia da Primavera e a abertura do ano agrícola.

Apesar de serem um povo sem cultura religiosa, a festa da Páscoa é uma das festas mais tradicionais para os tchecos é celebrada no país inteiro desde as cidadezinhas no interior até a capital, Praga.

De todos os costumes que a gente vê por aqui talvez o mais curioso seja o da Pomlázka. Nos dias que antecedem a festa da Páscoa, as mulheres decoram e pintam ovos de galinha e fazem doces. Já os homens confeccionam estes chicotes feito com madeira de salgueiro e algumas fitas coloridas nas pontas.

Quando chega a segunda-feira, os homens saem às ruas e chicoteiam simbolicamente mulheres no bumbum que em troca lhes dão os ovos decorados e os doces. Esta prática também se aplica aos jovens a às crianças. Este costume, segundo eles, traz beleza, fertilidade e suavidade às mulheres ao longo do ano. Curioso, não?

pomlazka

Aqui em Brno, as festividades começaram no dia 18 com a abertura da tradicional Feira de Páscoa – Velikonoční Slavnostní – no centro da cidade. Nesta feira, você encontra tudo o que está relacionado à Páscoa: itens de decoração (ovos coloridos, enfeites e guirlandas de galinha e pintinhos, arranjos de flores, especialmente os narcisos amarelos), comidas e bebidas típicas da época (cerveja verde, vinho quente, pães, bolos, biscoito e doces), brinquedos, além de atividades artesanais para as crianças e apresentações folclóricas.

Na quinta-feira nós fomos passear por lá. O Tito trabalhou na parte da manhã e assim tivemos a tarde livre. Logo após o nosso almoço colocamos a Tetê no sling e partimos rumo ao centro da cidade…

tetêcatietitofloresqueijosmarionetesbrinquedos

Chegando lá, tivemos uma surpresa: encontramos duas brasileiras que vivem aqui também e que eu ainda não conhecia, a Cintia e a Fernanda. A Cintia está aqui desde Março do ano passado e a Fernanda desde Agosto. As duas vieram pelo mesmo motivo que eu, acompanhar os maridos que, por sinal, trabalham na mesma empresa que o Tito. Na verdade, o Tito já conhecia a Fernanda (porque ele conhece o marido dela) então acho que a surpresa foi mais pra mim.

fereeutitoefer

Conversa vai, conversa vem a Fernanda – que já é uma expert na culinária tcheca – nos recomendou um pão doce super tradicional aqui que é uma delícia: o Trdelník. Essa delícia é um pão doce em forma de espiral que é assado na brasa na hora em que você faz o pedido. Assim que ele sai do fogo é passado numa cobertura de açúcar com alguma outra especiaria como canela, nozes, côco, baunilha ou cacau.

Como ele é assado na hora fica super quentinho e crocante o que faz a experiência de comê-lo ainda mais surpreendente. Eu já tinha visto esse pão sendo vendido em vários lugares mas até então não havia experimentado. Mal sabia eu o que estava perdendo. Nós ficamos tão apaixonados por esse pão que voltamos na feira ontem só pra comer mais uma vez.

titoeopãotcheco

Hoje a cidade está mas tranquila com aquele clima gostoso de feriado. As ruas ficam vazias e o silêncio toma conta do ambiente. Sem sombra de dúvidas este foi um dos melhores finais de semana que tivemos desde que cheguei aqui. Na verdade, não fizemos nada de extraordinário, apenas passamos mais tempo juntos mas, para mim, foi muito gostoso.

Quem me conhece sabe que eu não sou muito amiga das baixas temperaturas então sair durante o inverno é uma tortura e eu acabo ficando muito tempo dentro de casa mas, com a chegada da primavera, o horário de verão em vigor e as temperaturas um pouco mais altas a vida fica muito melhor e eu me sinto mais feliz pra sair e aproveitar.

Espero que nestes dias mais quentes eu tenha mais histórias legais para compartilhar. Mas por hoje é só. Me despeço aqui desejando à vocês uma Feliz Páscoa no estilo tcheco: Veselé Velikonoce!.

felizpáscoa

Até o próximo post!

“Eis que o inverno passou, cessaram e desapareceram as chuvas. Apareceram as flores na nossa terra, voltou o tempo das canções.” Can 2: 11-12

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s