Um passeio pelo Castelo Špilberk

O calor finalmente deu as caras por aqui e depois de meses hibernando dentro de casa abrimos oficialmente a temporada “Os Tosos fora de casa!” Nesse primeiro passeio fomos conhecer um dos principais pontos turísticos da cidade: o Castelo Špilberk.

O Castelo Špilberk (Hrad Špilberk) é um castelo-fortaleza que fica numa colina na região central aqui da cidade de Brno. Ele foi construído no século 13 durante a Dinastia Premislida pelo Rei Otacar II, da Boemia, para ser a moradia real e também para guardar a cidade que era naquela época a sede da região da Morávia.

No século 15, devido à devastação que o reino da Boemia vinha sofrendo por causa dos conflitos religiosos como a Guerra das Hussitas, o castelo deixou de ser residência real e passou a ser apenas fortaleza. Sabendo da sua importância para a região da Morávia, o Estado Moravo, no ano de 1560, comprou o castelo e o revendeu imediatamente para cidade de Brno. Pertenceu à cidade até o ano de 1621 quando o Estado Moravo o reivindicou para ser utilizado na revolta contra os Habsburgos.

Esse castelo é um marco da resistência tcheca, foi graças a ele que cidade conseguiu se manter em pé diante do exército sueco durante a Guerra dos 30 anos.

Ao longo dos anos o castelo passou por diversas reformas e modificações, se transformou em cárcere e por um tempo ficou conhecido como a prisão mais temida da Europa! Hoje pertence à cidade de Brno e faz parte do circuito turístico da cidade.

Abriga diversos eventos culturais, exposições fixas e temporárias e também é possível conhecer algumas partes do castelo que são abertas à visitação como as masmorras, o bastião e o mirante.

As visitas às partes internas e às exposições são pagas. É possível comprar ticket para fazer o tour completo ou comprar o ticket individual para conhecer as partes que interessam mais. Se você não quiser pagar pela visita pode simplesmente aproveitar os jardins da fortaleza que são lindos também. No nosso caso visitamos o mirante e passamos uma boa parte do passeio brincando com a Tereza pelos jardins.

Alguns amigos que fizeram a visita antes de nós, nos disseram que a parte interna é muito assustadora e como eu sou o medo em pessoa não tive a menor curiosidade em ver. Apesar de que eu tenho medo de altura também então a visita ao mirante não foi assim, como posso dizer, suave. Mesmo a vista da cidade sendo estupenda, venta muito e eu fiquei assustada com as janelas antigas rangendo.

Mas como eu disse, eu sou medrosa, se esse não é o seu caso com certeza é um passeio que vale muito a pena. Nós pagamos o valor de 100 kč para subirmos no mirante, esse valor é para duas pessoas adultas. Na cotação de hoje, enquanto escrevo esta postagem, é o equivalente a R$ 15,00.

Bom, eu poderia ficar horas escrevendo sobre o quão gostoso foi esse passeio, o dia estava lindo, quente e eu amei mas, vou deixar vocês com algumas fotos pois como diz o ditado: uma imagem vale mais do que mil palavras.

castelo1castelo3castelo12castelo6castelo5castelo7castelo2castelo4castelo10castelo11castelo13castelo14castelo18castelo9castelo17castelo16castelo8castelo15

Por hoje é só. Espero que tenham gostado de passear com a gente. Até o próximo post!

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s