5 dicas práticas para estimular o hábito da leitura nas crianças

Os livros entraram na minha vida muito antes de eu aprender a ler e eu tenho comigo que foi esse contato precoce que despertou em mim a paixão que eu tenho pela literatura.

A literatura me fez uma pessoa melhor. Ela expandiu meu mundo, me fez companhia, me trouxe fé, esperança, me emocionou e me salvou muitas vezes de mim mesma e do mundo. E eu nunca tive dúvidas que essa paixão pelos livros era uma das heranças que eu gostaria de deixar para a Tereza. E tem dado certo. Nesses quase três anos de vida, o interesse dela pelos livros só aumenta.

Desenvolver o hábito da leitura não é difícil mas também não acontece por acaso. Se não houver investimento e incentivo dificilmente uma criança vai aprender a gostar de ler. Mas a boa notícia é que com um pouco de disciplina e força de vontade podemos abrir as janelas do mundo para os nossos filhos ao permitir que eles se apaixonem pelos livros.

Aqui em casa seguimos algumas dicas práticas  que ajudam a despertar o encantamento da Tereza pelos livros. São dicas bem simples e que eu quero compartilhar aqui no blog.

Dica 1: Tenha livros em casa

Para que os nossos filhos se importem com os livros, a gente precisa mostrar pra eles que livros são importantes. Se eles crescem em uma casa com uma quantidade considerável de livros inconscientemente vão aprendendo que é natural dedicar um espaço de vida pra essa experiência.

Comprem livros, criem uma biblioteca em casa, tenha um acervo pessoal com bons livros. Aliás é muito importante ter em mente que a nossa biblioteca pessoal (e consequentemente as dos nossos filhos) precisa ser composta por bons livros. Do mesmo modo que nem toda comida é boa, nem toda música é boa, nem todo filme do catálogo é bom, nem todo livro serve. Antes de comprar é importante pesquisar e hoje em dia com tanta informação disponível fica fácil saber se um livro é um bom pra gente ou não. 🙂

Dica 2: Deixe os livros ao alcance

Essa é uma das dicas mais importantes: deixar a criança ter livre acesso aos livros. Antes de entrar em contato com o texto, a gente entra em contato com o produto livro. A experiência visual e sensorial com o livro é tão importante quanto a leitura do texto propriamente dito. Aqui em casa a gente se organiza assim: todos os nossos livros ficam numa estante e semanalmente eu faço uma seleção de 3 ou 4 livros que a Tereza vai ler na semana. Esses livros eu deixo numa livreiro infantil no quarto dela e ela pode pegar a hora que quiser. E ela pega várias vezes ao dia.

Dica 3: Reserve um horário para a leitura diária

Ritmo diário, rotina. Toda criança precisa disso, especialmente as pequenas. Então o ideal é escolher um horário dentro da rotina da criança e reservá-lo para leitura. Aqui em casa o horário fixo é antes de dormir. Também lemos em outros horários mas o horário especial é o noturno. Se a criança não tem nenhum hábito de leitura uma coisa legal pra fazer nesse horário é comprar um daqueles livros com várias histórias curtinhas e aí começar a ler uma dessas histórias por dia. Conforme a criança vai se acostumando dá pra ir migrando pra histórias maiores e mais complexas (respeitando claro a indicação de faixa etária).

Dica 4: Frequente livrarias e bibliotecas

Todas as livrarias e bibliotecas tem uma sessão infantil. Além do ambiente criar uma atmosfera ideal para a leitura muitos desses espaços são lindos, bem coloridos e ainda oferecem atividades variadas como peças de teatro, contações de história, rodas de leitura. Essas experiências contribuem muito pra desenvolver nas crianças o apreço pelos livros e gosto pela leitura.

Se a sua cidade não tem biblioteca ou uma livraria, dá pra criar um clubinho do livro, por exemplo, com os filhos dos amigos ou as crianças do bairro.

P.s: Depois eu vou fazer uma postagem com dicas para criar um clubinho do livro. 🙂

Dica 5: Dê o exemplo!

As crianças aprendem pelo exemplo todo mundo sabe disso. Quando esse exemplo vem dos pais, é um reforço muito positivo na criação de um hábito. Se as crianças vêem os adultos da casa lendo com frequência, o interesse por esse tipo de atividade vai ser muito maior. Eu sempre reservo um tempinho na minha tarde pra ler um pouco, às vezes é coisa pouca mesmo, tipo 15 minutos mas eu sempre pego esse tempinho e chamo a Tereza pra ler junto comigo. Peço pra ela escolher um livro no livreiro dela, sentamos juntas no sofá para o nosso momento de leitura. Funciona bem mas é sempre bom ter em conta que crianças pequenas tem pouca concentração então não dá pra esperar que elas vão ficar sentadas, lendo por muito tempo.

tete_livro2tete_livro3

A Tereza ainda não tem 3 anos e não está em processo de alfabetização mas eu não preciso esperar ela aprender a ler para começar oferecer os livros. Pelo contrário, se eu quero que ela tenha intimidade com a literatura eu preciso fazer essa ponte o quanto antes. Tive uma cliente, nos meus tempos de vendedora na Livraria Cultura, que me disse certa vez que ela começou a ler para os filhos enquanto eles ainda estavam na barriga e todos eles cresceram gostando muito de ler.

Uma outra coisa muito importante é não confundir a leitura por prazer com estímulo para a alfabetização. Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa. 🙂

Aqui em casa tomamos muito cuidado para não estimular a Tereza precocemente e esses cuidados se aplicam à leitura também. A literatura infantil não existe só pra ensinar, ela também existem pra divertir, encantar, emocionar e  nos dar prazer e esse é nosso foco principal. No tempo certo os livros ajudarão ela no processo de aprendizagem de leitura e escrita mas até lá a gente vai ler pra se divertir.

tete_livro1

 

Essas foram as dicas que eu queria compartilhar com vocês.  Espero de coração que elas sejam úteis e que te ajudem na rotina com os pequenos.

Um beijo e até o próximo post. ❤

Uma resposta para “5 dicas práticas para estimular o hábito da leitura nas crianças

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s