Migrar é um tiro no escuro

A receita parece simples: não está bom aqui então vamos para outro lugar. Teoricamente é, afinal, o que pode ter de tão complicado em fazer as malas e ir em busca de um lugar melhor pra se viver? Escolhemos o destino, empacotamos nossas coisas e seguimos rumo à um desconhecido que queremos chamar de novo lar.

Não há regras, não há fórmulas, nenhum tipo de receita que possa nos prepara parar cruzar linhas imaginárias. A gente precisa de coragem e de uma boa dose de sorte.

Livros, vídeos, textos em blogs tudo o que é dito por pessoas que nos precederam muitas vezes não nos diz nada. Dessa vez somos nós os protagonistas. É o nosso livro que está sendo escrito e cada vida traz consigo milhares de jeitos de ser vivida.

Falei de sorte e coragem mas esqueci de mencionar que é preciso também humildade. Para começar do zero e fazer tudo novo de novo.

A farinha certa pro pão. O casaco ideal pra cada temperatura. O telefone do médico. O hospital infantil. Aonde comprar feijão. A farmácia que fica aberta aos finais de semana. Com quem cortar o cabelo e onde comprar calcinhas confortáveis. A erva pro mate, o fubá para o bolo, o café com cheiro e aroma de saudade e as palavras de sobrevivência na língua local. Acredite em mim, nada vai ter salvar tanto nos primeiros dias, meses ou até anos do que a famosa frase: me desculpe mas eu não sei falar a língua.

É um tiro no escuro. Ouvimos tudo não enxergamos nada. Mas há uma fé, na vida, nos sonhos, na gente mesmo que permite que possamos ir em frente. Se tropeçar, respira fundo e recupera o fôlego. Se cair, levanta. Se estiver muito difícil, dê uma pausa. Se quiser desistir, tudo bem. Não há caminho certo, apenas o caminhar.

Nunca ninguém, antes de nós, soube o que iria encontrar. A vida nos dá asas e quando a gente cai em um abismo é justamente pra aprender a usar.

 

* Na foto, Tetê e eu no Castelo Špilberk em Brno, em 2016.

Uma resposta para “Migrar é um tiro no escuro

  1. Em 2018 eu me mudei do meu antigo kitnet para um apartamento que são literalmente de frente um pro outro e já foi uma baita mudança na minha vida, quem dirá uma mudança de país, com família e tudo mais. Mas tenho certeza que a experiência trará bons frutos para vocês. Beijão =*

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.